MINISTÉRIO DA CULTURA
GABINETE DA MINISTRA
Esplanada dos Ministérios, Bloco B
CEP 70068-900 - Brasília/DF
Tel.:
Ofício-Circular nº 35/2023/GM/MinC
Brasília, 10 de abril de 2023.
A(o) Senhor(a) Prefeito(a)
A(o) Senhor(a) Secretário(a) Estadual de Cultura
A(o) Senhor(a) Secretário(a) Municipal de Cultura
A(o) Senhor(a)
Assunto: I Encontro Nacional de Educação Museal e Museologia Social - Emuse.
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 01400.003574/2023-94.
Prezado(a)
O Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e o Observatório da Economia Criativa da Bahia apresentam o I Encontro Nacional de Educação Museal e Museologia Social - Emuse. Em sua primeira edição, o Emuse tem entre seus objetivos o estímulo ao diálogo e à reflexão sobre temas pertinentes à Política Nacional de Educação Museal – PNEM e ao Programa Pontos de Memória, ações que integrem os esforços de fortalecimento e realização de políticas públicas lideradas pelo Ministério da Cultura. O evento está previsto para o início de julho de 2023, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.
A programação proposta busca abordar os desafios e as estratégias a serem adotadas pelos diversos agentes políticos da Cultura e do campo museológico para a implementação coordenada e/ou conjunta de projetos e ações relacionados à PNEM e ao Programa Ponto de Memória nos âmbitos federal, estadual, municipal; bem como discutir o papel da educação museal e da museologia social na promoção da cidadania, respeito à diversidade social e inclusão de narrativas que dialoguem com grupos sociais minorizados e que representem a diversidade das culturas brasileiras.
Com o objetivo de tornar o evento legitimamente participativo, e capaz de fazer jus às aspirações e à diversidade do campo da museologia, buscamos estimular a participação de educadoras e educadores, representantes de Pontos de Memória, integrantes das redes de educadores em museus e de museologia social, estudantes, docentes, pesquisadores, representantes de instituições museais, artistas que possam integrar a programação cultural e demais interessados em refletir e debater sobre práticas educativas inclusivas em museus e processos museais comunitários. A representatividade regional é para nós um importante instrumento de pactuação e implementação local de políticas públicas para o campo museal.
Nesse sentido, reunir esforços para garantir a participação de educadores museais e representantes de pontos de memória de todas as regiões do país é fundamental para fazer do I Emuse um espaço integrador e representativo do campo museal brasileiro. Assim, solicitamos o apoio de pessoas e instituições integrantes do poder público ou da iniciativa privada que, em suas localidades, possam colaborar na articulação para a divulgação do evento e para viabilizar a participação de representantes regionais, com o apoio ao deslocamento e hospedagem dos participantes.
Atenciosamente,
(assinado eletronicamente)
MARGARETH MENEZES
Ministra de Estado da Cultura
Documento assinado eletronicamente por Margareth Menezes da Purificação, Ministra de Estado da Cultura, em 10/04/2023, às 17:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 30, inciso II, da Portaria nº 26/2016, de 01/04/2016, do Ministério da Cultura,Publicada no Diário Oficial da União de 04/04/2016. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.cultura.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1110206 e o código CRC 6F3012D4. |
Referência: Processo nº 01400.003574/2023-94 | SEI nº 1110206 |