Presente em todos os estados que compõe a Amazônia Legal, o Sesc desempenha um importante papel sociocultural por meio do projeto Amazônia das Artes. Fomentando e dando visibilidade a um leque de linguagens artísticas e ainda se propondo a ampliar as ações de experimentação em 2019, o consolidado circuito chega a São Luís, com entrada solidária e cinco atrações do Pará, Acre, Maranhão e Mato-Grosso na primeira semana de projeto, até este domingo (12), no Teatro Napoleão Ewerton.
Cultivando e relevando talentos, no palco do Sesc Amazônia das Artes as produções artísticas amazônicas surpreendem o público pela qualidade técnica, base conceitual, criatividade e discussões em cena, mostrando a força da cultura regional e seu rico legado que ao longo de 12 edições estão sendo impulsionados pelo Sesc e tem ganhado reconhecimento nacional, colecionando prêmios e indicações.
O Pará abrIU a agenda cultural do Teatro Sesc na quinta (09) com um grande passeio pela história e rítmica sonora da região apresentada pelo grupo Amazônia Instrumental/Trio Chamote. No repertório os tradicionais ritmos paraenses com pitadas refrescantes de jazz e rock para todas as idades. Nesta sexta (10) é a vez do espetáculo de dança contemporânea Ânima Trama, do Coletive UmdeNós, retratar o universo feminino em um roteiro coreográfico que tece vidas, labirintos, afetos e memórias.
O Maranhão entra em cena também no dia 10 de maio com a peça teatral Sobre Azares Futuros da Budejar Criações Artísticas. Com cinquenta minutos de narrativas, o espetáculo costura marcas individuais, experiências familiares, relatos, memórias e modos diversos de estar e ser mulher no mundo. A classificação é 16 anos e os ingressos são limitados por ser uma apresentação onde o público fica no palco, dentro da cena.
No sábado (11) os ludovicenses poderão contemplar o espetáculo infanto-juvenil do Grupo Experimental de Artes Vivares (AC), com classificação 12 anos, que apresenta as mais variadas mitologias do povo indígena Yawanawá. E no Dias das Mães o contagiante show Minha Ancestralidade de Nega Lu (MT) com repertório de canções autorais com que visam despertar a atenção do público para assuntos históricos relacionados a realidade do negro no Brasil.
Oficina
As inscrições para a oficina de dança Ânima Trama com a Companhia Coletive Umdenós (PA), que acontece dia 11 de maio na Sala de Dança do Sesc Deodoro, estão abertas no link https://forms.gle/Mkx8susSsWtuHVX27 .Propondo vivenciar o processo de criação em dança a partir das memórias afetivas pessoais dos participantes, o objetivo é discutir como a bagagem pessoal pode interferir no processo de criação, interpretação e percepção na dança. Podem participar da oficina pessoas a partir de 15 anos (intérpretes criadores, bailarinos, atores, coreógrafos e público em geral.
Sesc Amazônia das Artes
09/05 (Quinta)
Música: Amazônia Instrumental/Trio Chamote (PA)
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton
Horário: 19h
Classificação: Livre