Paulo Roberto da Conceição Trindade e Andressa Tainá Lima de Sousa são o Rei Momo e Rainha do Carnaval de São Luís de 2020. Eles foram eleitos em concurso realizado no domingo (26), no Centro de Convivência do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município (Ipam), na Rua São Bernardo, n° 115, Olho d’Água.
Naiara dos Santos Viana e Pricila Aroucha Pinheiro foram coroadas como 1ª e 2ª Princesas, formando a Corte Momesca que representará, alegoricamente, a cidade de São Luís em toda a folia momesca. O concurso foi promovido pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“A escolha da Corte Momesca é mais uma etapa do Carnaval de São Luís. Destaco o empenho da equipe da Prefeitura para que tivéssemos êxito no evento e manutenção dessa importante tradição que é o Carnaval de São Luís”, declarou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Ao todo 13 candidatos concorreram às vagas, em uma disputa acirrada. Para Paulo Roberto da Conceição Trindade, o título de Rei Momo trouxe muita felicidade, porque havia tentado em 2016 e 2017. “Em 2019, me inscrevi, mas não estava me sentindo preparado para participar, e retornei esse ano com sede de vitória. Minha família sempre foi de escola de samba, de bloco, sempre foi de folia, eu só vim herdando essa tradição”, revela. Paulo tem 27 anos, 1,87 de altura, pesa 160 kg e mora na Cohab Anil III.
Rainha pela segunda vez, Andressa Tainá Lima de Sousa tem 25 anos, 1,64 de altura, 62 kg e vem do bairro Ivar Saldanha. “Já ganhei o título em 2017. Agora sou bicampeã, porque quem é rainha não perde a majestade. A minha preparação foi com muito treino na academia, porque temos que mostrar um corpo bonito. Não faço dieta, minha dieta é do mocotó, como de madrugada e acordo feliz. Dormi Tainá e acordei rainha”, conta. Tainá recebeu da Rainha de 2019, Itayanna Abreu Santos, a faixa, a coroa e o manto.
CHAVES
A Corte receberá, na abertura dos circuitos oficiais, a Chave da Cidade, que será entregue simbolicamente no dia 21 de fevereiro, às 19h, na Passarela do Samba, cuja programação prossegue até o dia 25, Terça-feira Gorda de Carnaval. No local, haverá apresentações de grupos de tambor de crioula, desfile de tribos de índio, blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados e escolas de samba. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir.
A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) foi composta por: Ricardo Debiase (economista e gerente geral do São Luís Shopping), André Mororó (microempresário), Artur Leite (empresário do ramo do vinho), Amara Nailda (produtora cultural) e Jorge Muniz (advogado e presidente do Conselho Municipal de Cultura – Comcult), que avaliaram quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.