O prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier (PDT), foi eleito segundo tesoureiro da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), durante processo eleitoral realizado nessa quinta-feira, 11 de março.
O ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) e presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski, encabeçou a chapa e retornará ao comando da entidade. Um dos responsáveis pelo fortalecimento do movimento municipalista, Ziulkoski idealizou a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e liderou diversas ações que resultaram em conquistas históricas.
Exatos 1.989 gestores municipais de todo o país participaram do pleito da entidade. Com 1.961 votos favoráveis a Chapa 1 – Movimento CNM Independente foi eleita e assumirá o comando da entidade para os próximos três anos.
O resultado foi divulgado pela empresa responsável pelo processo eletrônico em reunião virtual com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM.
Além de Erlanio, a tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por outros dois líderes municipalistas. O prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes.
Gaúcho, advogado e aguerrido combatente na luta municipalista, Ziulkoski tem 75 anos e teve o ápice de sua história, em 1998, quando ele e outros prefeitos foram recebidos pelas forças de seguranças e cachorros, em Brasília. Ele conta o ocorrido dizendo que “os prefeitos eram como uns párias, que vinham à capital federal de pires na mão”.