O baixo índice de ocupação de leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva com pacientes acometidos pela Covid-19 em Belém (PA), levou a diretoria da Festa de Nazaré a cogitar o retorno da realização do Círio nos moldes tradicionais em outubro deste ano. No Pará, a ocupação de leitos clínicos e UTI por pacientes de Covid estava, até segunda, dia 12, em 42% e 60%.
Com a meta de vacinação contra o novo coronavírus a população com idade com idade a partir dos 18 anos, se amplia a possibilidade de realização da festa com procissões. O formato planejado deverá ser anunciado em agosto pela diretoria da Festa de Nazaré. Em 23 de junho foi divulgado um comunicado sobre o Círio 2021 informando que no domingo, 8 de agosto, na Basílica Santuário, após a Santa Missa das 18h, o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa, os Padres Barnabitas e a DFN anunciarão ao público a programação oficial.
Antes de qualquer decisão, o governo do estado do Pará deve realizar o que é conhecido em todo o mundo como evento-teste: uma programação, com público limitado e outros regramentos, para testar as medidas de segurança a serem implementadas a partir da suspensão das principais restrições contra o coronavírus. Em Londres, essa experiência já ocorreu com festivais de música, e em São Paulo deverão ser realizados dez desses testes até o fim deste mês.
Ainda não há uma data anunciada para a realização dos eventos-testes no Pará. Diante disso não é possível adiantar se o Círio em 2021 será normal ou com restrições para imunizados pelo menos com a primeira dose de alguma das vacinas disponíveis ou com testagem para covid.