O filme “Cabeça de Nego“, produzido no Ceará, irá entrar para o catálogo do Globoplay a partir de sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A produção marca a estreia do cineasta Déo Cardoso na direção e roteiro de um longa-metragem e aborda temas como mobilização estudantil, precarização na educação e racismo.
Inspirado nos ensinamentos do grupo, Saulo decide lutar por mudanças na escola, o que não é bem visto por todos os alunos e professores. Até que ele sofre um insulto racista e decide reagir, o que resulta em sua expulsão da escola. No entanto, o estudante se recusa a sair, iniciando uma mobilização coletiva.
O filme foi lançado no dia 21 de outubro nos cinemas de Fortaleza. Segundo Déo, a história foi inspirada num estudante que conheceu. “Um menino, um poeta, super tímido, também se politizando, indignado com todo tipo de opressão, que não é um líder nato, mas articula pela poesia”, disse em entrevista ao O POVO em outubro.
O longa chegou a concorrer entre os 15 filmes que representaram o Brasil, ao tentaram uma vaga na categoria de “Melhor Filme Internacional” do Oscar 2022, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.