Acontece nesta próxima quarta-feira (16), às 15h, no auditório da Fecomércio/MA, na Av. dos Holandeses, Calhau, a posse da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão, que voltará a ser presidida por Armando Ferreira, CEO do Rio Poty Hotel By Tarrafas Hotéis. Na ocasião haverá a diplomação dos eleitos (efetivos e suplentes), e também será servido um coffe break na área de eventos no segundo andar.
A eleição da diretoria da ABIH-MA para a Gestão de 2022-2025, foi realizada dia 10 de dezembro do ano passado, quando compareceram diversos associados para votarem na única chapa concorrente, comandada pelo presidente da entidade Armando Ferreira.
O presidente volta a ter o apoio das entidades parceiras SEHAMA, FECOMERCIO, FIEMA, SEBRAE, ABAV, ASLIT, entre outras.
Para o presidente Armando, “esse novo momento será de muito trabalho, mais articulação com as outras entidades que compõem o trade turístico maranhense e, diálogo com o poder público, a quem compete resolver muitas das nossas demandas”.
Hotelaria e pandemia
Armando Ferreira conta que durante esses dois anos de pandemia, 75% dos meios de hospedagem do Estado fecharam suas portas, sem muita possibilidade de reativá-las futuramente. A própria entidade tinha em seu quadro associativo 60 hotéis, no período de pandemia esse número se reduziu a apenas oito.
São Luís é a cidade com maior concentração de hotéis no Maranhão que são movimentados pelo turismo, negócios e eventos. O Grand Hotel São Luís, ícone da hotelaria local, que chegou a ser o primeiro hotel de rede, na época Villa Rica, na década de 80, surgindo para acolher principalmente os viajantes de negócios da Vale e da Alumar.
O segundo, é o mais importante polo de hospedagem está em Barreirinhas, entrada dos Lençóis Maranhenses. Totalmente voltada para o turismo, concentra grande número de pequenas pousadas familiares, que não resistiram ao longo período de fechamento. O terceiro polo é a Chapada das Mesas, no Sudeste do Estado.