Maior espetáculo a céu aberto do interior maranhense, a Paixão de Cristo volta a ser encenada neste ano em Barra do Corda, município da Região Central, a 250 km de São Luís.
A última encenação foi em 2019, por causa da pandemia. Como ocorre todos os anos, a peça será na Sexta-Feira Santa, que em 2022 cairá no dia 15 de abril. A Paixão começa no final da tarde, em um palco montado na Praça Melo Uchôa, e depois percorre ruas do centro da cidade até chegar ao alto do Calvário, passando pelo Arco e percorrendo todo o caminho que leva ao morro. O percurso é de cerca de 1, 25 quilômetros.
Com um elenco de 40 pessoas da comunidade, o espetáculo será dirigido novamente pelo seu criador, artista plástico Domingos Augusto, que também interpretará Jesus Cristo, após alguns anos sem fazê-lo.
Outra grande novidade é o retorno da atriz e diretora de teatro Juraíza Bílio ao papel de Cláudia, e à direção dos trabalhos de confecção dos figurinos da peça, que tem início na Praça Melo Uchôa (centro da cidade), e termina com a crucificação e ressurreição de Cristo no Morro do Calvário.
Entre o final dos anos 1970 e 1980, era de ouro do teatro barra-cordense, Juraíza Bílio e o também ator e diretor Antônio José Ribeiro montaram, entre outros espetáculos, a censurada peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes.
O também professor Antônio José Ribeiro dirigiu a peça e fez o papel do Padre Bernardo. A Juraíza Bílio, coube o papel da protagonista, Branca Dias.
Restauração
Ponto turístico-religioso de Barra do Corda, o Morro do Calvário está sendo restaurado pela prefeitura.
O Arco, que marca o início do caminho para o alto do morro, está ganhando nova pintura, assim como as casas e as Estações da Via Sacra.
Em visita às obras na segunda-feira (21), junto com o prefeito Rigo Teles, o bispo da Diocese de Grajaú, Rubival Brito, anunciou que vai estar presente à Paixão de Cristo, o que é um fato inédito: pela primeira vez, nos 43 anos da peça, um representante da Igreja Católica irá assisti-la. Barra do Corda faz parte da Diocese de Grajaú.
Segundo o prefeito, objetivo maior é incentivar ainda mais o turismo religioso no Calvário, oferecendo aos moradores a possibilidade de aumentarem as suas rendas, montando pequenos negócios ao longo do caminho que tem as Estações da Via Sacra.
O alto do morro, onde fica a Igreja de Nossa Senhora das Dores, é um dos lugares mais visitados por turistas e moradores, que de lá têm uma visão panorâmica da cidade.
Nos finais de semana, em especial, é grande o número de pessoas que para lá vão apreciar o pôr do sol.
Encenado desde 1979, o espetáculo tem três horas de duração, e atrai centenas de moradores de povoados cordinos e de municípios próximos. “O objetivo é fazer a mais bela Paixão de Cristo de todos os tempos em Barra do Corda”, garante o secretário de Cultura,Leocádio Cunha.