O ex-presidente estadual do PT e ex-secretário de estado da cultura, Joãozinho Ribeiro, está entre os consultores da proposta de governo registrada pelo candidato da coligação ‘Juntos pelo Trabalho’, encabeçada pelo senador licenciado Weverton Rocha (PDT). Joãozinho é advogado, engenheiro civil, poeta e compositor.
A proposta contou com um núcleo coordenado pelo pedetista histórico, ex-vice-prefeito de São Luís e ex-secretário de Planejamento do Estado, Aziz Santos; pelo ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Flávio Dino, Jonathan Almada,e pelo consultor do plano Institucional da UEMASUL apresentado na gestão de Dino, Raimundo Palhano.
Entre os consultores além de Ribeiro estão nomes como Fernando Fialho, que dirigiu o Porto do Itaqui no quarta gestão de Roseana Sarney; Marcelo do Espírito Santo, arquiteto e ex-presidente do Instituto de Cidade da prefeitura de São Luís; Luiz Raimundo de Azevedo, ex-presidente da Valec; Márcio Vaz, ex-secretário de meio ambiente do governo Roseana, entre técnicos do universo acadêmico e outros. Ao menos trinta pessoas participaram da elaboração do Plano de Desenvolvimento para o Maranhão.
O documento de 81 páginas registrado na Justiça Eleitoral se inicia com a apresentação onde é descrito a metodologia do trabalho de elaboração. “Realizamos mais de 60 reuniões de trabalho, presenciais e remotas, ouvimos mais de 30 especialistas convidados, participamos de encontros, reuniões e oficinas regionais do Maranhão Mais Feliz, em que compareceram milhares de pessoas, recebemos diversas sugestões da plataforma colaborativa, resultando na produção de mais de 50 resumos executivos e 25 relatórios, totalizando mais de mil páginas de contribuições”, detalha.
O documento é constituído pelas seguintes sínteses: Pacto pela Superação da Pobreza, Estratégia de Desenvolvimento, Diretrizes Gerais de Governo, Regionalização, Projetos por eixo temático: Maranhão Eficiente, Maranhão Infraestrutural, Maranhão do Conhecimento, Maranhão Inovador, Maranhão Ambiental, Maranhão Pacífico, Maranhão Turístico, Maranhão Cultural, Maranhão Saudável, Maranhão Desenvolvido, Maranhão Diversidade; Maranhão Inclusivo e São Luís.