O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), foi um dos 22 chefes de executivos estaduais do país a participar da solenidade de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Presidentes e representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais prestigiaram a concorrida solenidade.
Moraes citou os 156 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, destacou o Brasil como a maior democracia do mundo em termos de voto popular, mas ressaltou sobretudo ser a única que apura e divulga o resultado no mesmo dia da realização do pleito.
O ministro citou ainda o corpo da Justiça Eleitoral formado por 2 .637 de juízes, mesmo número de procuradores eleitorais, 22 mil servidores, e dois milhões de mesários, mencionados comoagentes da cidadania.
Os ex-presidentes Michel Temer, Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Dilma Rousseff estavam entre os convidados. Eles foram citados por Moares que omitiu os nomes de Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor. Frente a frente, Jair Bolsonaro e Lula se encontraram pela primeira vez em um encontro público.
Em sua fala, Moraes fez menção ao discurso de ódio, exalou a eficiência do sistema eleitoral e reafirmou a confiabilidade da urna eletrônica e da apuração.