Em 35 cidades do Maranhão têm início nesta segunda-feira, 29, a edição 2022 do Liquida Bazar, a maior ação de mercado do ano no estado, organizada pelo Sebrae e parceiros como a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCLD. CDL São Luís, Associação Comercial do Maranhão, Associação dos Jovens Empresários – AJE/MA, Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – SEINC e várias Prefeituras Municipais. O Liquida Bazar se prolonga até o dia 3 de setembro.
Contando as duas edições presenciais ocorridas antes da pandemia, esta será a sexta versão do evento, cuja edição piloto ocorreu em 2018, no município de Presidente Dutra, evoluindo depois para todas as regiões do Maranhão.
A expectativa é de geração de um movimento de vendas superior aos R$ 30 milhões alcançados na segunda edição do evento de 2021, com participação de mais de 4 mil empreendimentos, dentre micro e pequenas empresas.
A edição 2022 ocorre novamente em formato híbrido, abrangendo o ambiente físico e o meio digital para os empreendimentos participantes.
Lojistas
Durante seis dias, negócios do varejo e do segmento de serviços viverão essa movimentação, que tem como objetivo de aquecer as vendas movimentando estoques parados com a oferta de descontos de até 70%. Esse fluxo deve gerar aumento do faturamento, melhoria da competividade e aquisição de recursos para compra de novos artigos, visando o Dia das Crianças, Black Friday e Festas de Final de ano. Além disso, participar do Liquida Bazar traz ganhos para as empresas participantes, que têm suas marcas associadas a um evento já consolidado, dando maior visibilidade aos negócios, tanto no ambiente físico como no meio digital.
Além disso, as empresas participam de uma espécie de vitrine digital (liquidabazar.sebraema.com), onde suas logomarcas ficam em evidência, ajudando a atrair consumidores.
Este ano, as empresas puderam contar novamente com um suporte extra do Sebrae, por meio de consultoria e trilhas de conhecimento, auxiliando as empresas para o aproveitamento dessa oportunidade de vendas, com uma atuação profissional e orientada para a obtenção dos melhores resultados.
Consumidor
Para o consumidor, a grande vantagem é a possibilidade de adquirir produtos e serviços com descontos de até 70%, neste momento que antecede datas comemorativas de grande fluxo, ainda que em uma época de orçamento apertado. O Liquida Bazar também representa uma oportunidade interessante para o consumidor conhecer as empresas e o
Municípios
Até o momento, já são 35 municípios engajados no Liquida Bazar Edição Agosto/Setembro 2022: Itinga do Maranhão, Buriticupu, Açailândia, São Mateus, Trizidela do Vale, Pedreiras, Balsas, Carolina, Caxias, Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, São Bernardo, Vargem Grande, Sítio Novo, Amarante, Barra do Corda, Imperatriz, Porto Franco, Estreito, Rosário, Santa Rita, Barreirinhas, Pinheiro, Cururupu, Presidente Dutra, Pastos Bons, Colinas, Santa Inês, Zé Doca, Viana, São Luís, São José Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
LIQUIDA BAZAR EM NUMEROS
Em 2019, foram cinco empresas, gerando um movimento de negócios de R$ 1,2 milhões.
EM 2020, esse número subiu para 604 empresas participantes, com um resultado de mais de R$ 4 milhões.
Nas duas edições de 2021 (em abril e setembro), foram mais de 5.600 empresas participantes, com um saldo de negócios de mais de R$ 30 milhões.