As audiências de gerações de mídias e de carga e lacre das urnas eletrônicas relativas às eleições 2022 no Maranhão ocorrerão entre os dias 20 e 29 de setembro, conforme cronogramas estabelecidos em Portarias do Tribunal Regional Eleitoral.
Esses atos são realizados pelo TRE em cerimônias públicas em que são convidados os partidos políticos, federações e coligações; o Ministério Público e a Ordem dos Advogados, mas qualquer interessado tem acesso também.
Em São Luís, as 6 zonas (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª) realizam a geração de mídias no dia 20, entre 8h e 17h, no fórum eleitoral que está funcionando provisoriamente no elevado da Cohama, antigo Lusitana Center.
Já as cargas e lacres das zonas da capital ocorrerão a partir das 8h do dia 21 de setembro na Central de Urnas, localizado no bairro do São Cristóvão, obedecendo às datas abaixo relacionadas:
– dia 21/09 (2ª zona);
– dia 22/09 (3ª zona);
– dia 23/09 (10ª zona);
– dia 24/09 (76ª zona);
– dia 25/09 (89ª zona);
– dia 28/09 (1ª zona).
O que é geração de mídias?
Gerar as mídias significa gravar em dispositivos físicos, o que vai abastecer a urna, como sistemas, aplicativos e dados eleitorais para a votação e o resultado.
São 4 mídias que abastecem as urnas:
1 – a mídia de carga que contém todo o software (programas) da urnas e demais aplicativos da eleição, assim como os dados eleitorais como partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções eleitorais; candidatas e candidatos (números e nomes;
2 – a mídia de votação que grava todas as operações realizadas, principalmente a votação, e leva as fotos das candidaturas;
3 – a mídia de votação de contingência que é usada para dar carga na urna que deve substituir outra que tenha apresentado defeito;
4 – a mídia de resultado que é utilizada na apuração do resultado daquela urna.
O que é carga e lacre?
Depois que as mídias são geradas, acontece a preparação das urnas, ou seja, é feita a carga delas, também em cerimônia pública, sendo convidadas as mesmas entidades das gerações de mídias.
Esta preparação acontece em 2 etapas:
1 – as mídias de carga geradas são usadas para instalação do sistema operacional e de programas, bibliotecas e dados eleitorais nas urnas. Também são instaladas as mídias de votação e de resultado;
2 – são realizados testes para comprovar que a urna está funcionando corretamente.
Na cerimônia de preparação, as urnas (incluindo as de reserva) também são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam.
Por fim, as mídias de carga e as de votação para contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados.