A diretora do campus da Uema em São Bento, Isabela Pinho de Lucena, entrou em confrontos com os estudantes da instituição de ensino do estado. Segundo denúncias divulgadas em redes sociais pelos estudantes, o motivo do embate com a diretora foi um áudio divulgado por Isabela Lucena em que afirma que os estudantes de Fruticultura vieram a São Luís com tudo pago e até a sexta-feira, 21, ainda não haviam entregado o relatório. O estágio foi realizado no período de 8 a 19 de agosto.
Os alunos rebatem informando que foi fornecido ajuda de custo, mas não para todos. E que as refeições foram feitas no Restaurante universitário da UEMA em São Luís no período regular de fornecimento, o que não inclui o final de semana. As refeições não incluíram o café da manhã.
A viagem fez parte de um projeto pioneiro com intenção de se estender a outros cursos da Universidade estadual do Maranhão denominado “A UEMA conhecendo a UEMA”. Os alunos afirmam terem concluído os relatórios sobre a participação do projeto, mas devido a troca de diretoria e outros percalços, a entrega foi adiada.
A diretora reclama ser autora do projeto e que o defendeu junto ao vice-reitor Walter Canales, já nomeado como reitor para a próxima gestão da UEMA. Os alunos, por sua vez, contestam a diretora Isabela Lucena, afirmando que o projeto foi pensado pelo ex-diretor do curso de Fruticultura junto com uma professora de São Bento e uma funcionária da universidade, com apoio do chefe do laboratório do campus São Luís, chefe do Restaurante Universitário e presidente da Apruema.
A diretora informa ainda que está sofrendo ameaça de alunos e que tem feito prints de todas as mensagens com conteúdo violento que tem recebido. Segundo Isabela Lucena a burocracia tem impedido o recebimento de equipamentos para os laboratório, não tem o poder de mover pessoas do quadro administrativo.