A Estácio de Sá, primeira na história das escolas de samba do Rio de Janeiro, obteve a oitava colocação no concurso da Marquês de Sapucaí em 2023. A escola prestou homenagem ao folcore maranhense no enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Leite.
O desfile da escola aconteceu na sexta-feira, 17, e foi acompanhado pelo governo do estado, Carlos Brandão, pelo secretário de estado do Turismo, Paulo Matos, entre outros maranhenses. A influencer digital Raynara OG fez parte do carro abre alas da Estácio mais não ganhou grande destaque pela mídia carioca. O idealizador do tema foi o presidente de honra da Estáciode Sá, Fabrício Sena, quando de sua passagem por São Luís no período das festas juninas do ano passado.
A campeã do desfile das escolas da Série Ouro foi a Porto da Pedra, cantando a resistência da Amazônia. Foram rebaixadas para a série Prata a Lins Imperial e a União de Jacarepaguá. A escola de São Gonçalo voltará ao grupo Especial depois de 10 anos.
Veja a classificação final e as notas quesito a quesito: