O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da conectividade para as comunidades afastadas e a necessidade de inclusão digital, durante o I Congresso Estadual Municipalista Maranhense. Aberto na segunda-feira, 13, em São Luís (MA), o evento é organizado pela Famem.
Juscelino ressaltou a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, que está sendo elaborado pela Pasta, e a necessidade de ampliar a conectividade para as comunidades que nunca tiveram acesso a tecnologias.
“Uma das determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa é a principal meta do governo e o Ministério das Comunicações está trabalhando para alcançar esse objetivo”, disse o ministro.
A importância da conectividade nos municípios foi destacada, especialmente na região Nordeste, que possui os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
“O Nordeste é prioridade para a política pública de conectividade, devido ter os indicadores mais baixos de uso da internet no país. Estamos trabalhando com afinco para mudar esse panorama”, ressaltou Juscelino.