O limão tahiti pode custar até 201,34% mais barato de um estabelecimento para outro. Foi o que revelou a última pesquisa de preços realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) com itens para a Páscoa. O levantamento foi divulgado na segunda-feira (03) e inclui os preços de 325 produtos entre pescados, mercearia e chocolates.
“Sabemos que nesse período há uma procura grande pelos pescados, por chocolates e essa pesquisa visa fornecer ao consumidor essa importante ferramenta na garantia de seus direitos, que é a comparação entre os estabelecimentos, a busca pelo melhor preço, além de uma maneira que temos de acompanhar o mercado e prevenir práticas abusivas como o aumento injustificado dos preços”, explicou a presidente do órgão Karen Barros.
Preços
A pesquisa incluiu cinco estabelecimentos da capital, sendo eles o Assaí atacadista (Turu), o Atacadão (Bequimão), Mateus Supermercados (Cohab, Shopping, Rio Anil, Shopping da Ilha e Shopping Pátio Norte), Bom Preço (Olho d’Água) e Supermercado São Luís (Cohama).
Entre os pescados, a maior diferença de preços, de 109,24%, ficou por conta da Tainha Pitiua. O quilo do pescado saiu a R$ 11,90 nas lojas da rede Mateus pesquisadas e a R$ 24,90 no Assaí (Turu).
Já nos itens de mercearia a maior diferença foi encontrada no subgrupo de hortifrúti, no item limão tahiti, com o quilo vendido a R$ 1,49 na rede Mateus e a R$ 4,49 no Bom Preço (Olho d’ Água), diferença de 201,34%.
O quilo do bacalhau, do tipo Morhua/Porto, pode ser encontrado com 39,91% de diferença, custando R$ 99,99 no Supermercado São Luís e R$ 139,90 na rede Mateus.
Já entre os chocolates, a maior diferença foi de 61,35%, encontrada nos tabletes (80g) Diamante Negro (Lacta), Laka (Lacta) e Oreo (Lacta). Os chocolates foram vendidos a R$ 4,89 no Mateus e R$ 7,89 no Bom Preço (Olho d’Água).
Você confere a pesquisa abaixo: