Um Atlético-GO rebaixado da Série A será o adversário do Sampaio Corrêa neste sábado, 15 de abril, na rodada de abertura da edição 2023 da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O ponto de encontro será o estádio Castelão, em São Luís. O início está marcado para 17h (horário de Brasília).
Sampaio Corrêa completou 100 anos em 25 de março. O ano de seu centenário, entretanto, não poderia começado de pior maneira. Vencedor das três últimas edições do Campeonato Maranhense, o time sequer conseguiu chegar às finais do estadual dessa vez. Fracassou também na Copa do Nordeste. Sequer foi capaz de superar a fase de grupos do torneio regional.
Com nove pontos (duas vitórias, três empates e três derrotas), terminou na quinta posição da chave A. Primeiro posto fora da zona de classificação para as quartas de final. Foram quatro pontos a menos que o Sergipe, que fechou o pelotão dos times que puderam seguir na briga pelo título. Fracassou também na Copa do Brasil. No torneio, seu jogo de estreia também foi o de despedida. Na primeira fase, levou 2 a 1 do Maringá, em solo adversário.
Assim, o que restou para evitar que o ano do centenário seja marcado por fracassos é alcançar o acesso para Série A. No ano passado, o clube até chegou perto. Acumulou 58 pontos (16 vitórias, dez empates e 12 derrotas). Ficou na quinta posição da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro posto fora da região que levou para a divisão de elite. Quatro pontos abaixo do Vasco, último a subir.
O grande obstáculo nessa luta foi o desempenho como visitante. Em casa, o Sampaio Corrêa fez a segunda melhor campanha da Segunda Divisão do Brasileirão. Dos 58 pontos que disputou no Castelão, ganhou 46. Apenas dois a menos que o Cruzeiro, campeão do torneio. Porém, como visitante, foi apenas o décimo sexto colocado. Obteve 12 pontos fora de seus domínios.