Somos um país diverso, multiétnico e claro, multicultural. E nada melhor que celebrar e expor esta pluralidade durante o Dia Mundial da Criatividade, que vai acontecer simultaneamente em várias cidades de vários países, a partir de amanhã, dia 20 de abril, com programação até sábado, 22. Em São Luís, a macrorregião da Cidade Operária, autodeclarada Território Criativo, se prepara para receber centenas de pessoas durante os três dias de eventos, tendo como palcos principais, o Viva da Cidade Operária e a Faculdade Laboro, com uma programação que engloba artesanato, gastronomia, arte e cultura.
O Dia Mundial da Criatividade é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo em nossa cidade. Na ocasião, anfitriões, voluntários, inspiradores e influenciadores se reúnem para compor uma agenda de atividades que envolvem as temáticas de inovação, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. A macrorregião da Cidade Operária abrange uma população de quase 40 mil habitantes, fazendo fronteira com a Cidade Olímpica, Vila Janaina, Santa Clara, Jardim América, Vila Geniparana, Jardim Tropical, encontra-se na área periférica da grande São Luís e configura-se um gigantesco celeiro cultural e criativo.
“Queremos mostrar para o mundo o quão criativo somos. De grupos de teatro, a grupos de manifestação da cultura popular, de artistas visuais a designers, passando por grupos de mulheres empreendedoras, entendemos que a criatividade transforma a vida de jovens e adultos. Numa região periférica, que é a macrorregião da Cidade Operária, na qual moram famílias inteiras que migraram do interior do Maranhão para a capital, São Luís, celebrar o Dia Mundial da Criatividade é exaltar a pluralidade, a diversidade e principalmente o poder criativo do povo preto” ressalta Elivânia Estrela, executiva social e superintendente da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), instituição realizadora do Dia Mundial da Criatividade na Cidade Operária, que conta o apoio e parceria do Governo do Estado do Maranhão, por meio das Secretaria de Estado da Cultura e da Educação (SECMA e SEDUC), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); da Prefeitura Municipal de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais e da Educação (SEMISP E SEMED); UNICEF; Faculdade Laboro; Coletivo de Vereadores Nós; Dupla, Ministério Público, Mobiliza SLZ, Creative Pack e Grupo de Artes Maria Aragão (GAMAR).
Programação
Em 2023 o festival acontecerá em 100 cidades do Brasil e mais de 30 no mundo todo. A programação da Cidade Operária conta com Jornada Criativa de Empreendedorismo Digital para jovens de 15 a 20 anos, e o evento Mulheres que empreendem, ambas as atividades serão realizadas na Faculdade Laboro, nos dias 20 em 21, das 8h às 17h. Fechando o Festival, a Feira Criativa promete movimentar o público com gastronomia, artesanato e shows, no dia 22, a partir das 8h, finalizando a programação com o pôr do Sol, às 17h na praça do Viva.