O Festival Guarnicê de Cinema 2023 – Edição 46 divulgou nesta sexta-feira (28) os filmes selecionados para as mostras competitivas. São 70 obras audiovisuais originadas de 11 estados do país, além do Maranhão. O Guarnicê ocorre de 9 a 16 de junho em formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís e virtuais por meio da plataforma e aplicativo CineGuarnicê.
A relação dos filmes selecionados é composta por seis longas nacionais, quatro longas maranhenses, 18 curtas nacionais, 12 curtas maranhenses, 23 videoclipes e sete filmes publicitários. Não houve quorum para a mostra de reportagens audiovisuais.
Os filmes da seleção oficial do Guarnicê passaram pela avaliação de cineastas e pesquisadores de reconhecida competência do audiovisual local e nacional. A comissão de pré-seleção é formada por Adriana Fresquet (RJ), Arthur Gadelha (CE), Bruna Castelo Branco (MA), Maria Thereza Soares (MA), Nuno Lindoso (AL), Zienhe Castro (AM) e Marcus Tulio (MA).
Segundo o coordenador da equipe, Marcus Túlio, os filmes “são de todos os cantos desse país e tratam das importantes questões sociais, políticas e culturais que perpassam nossa gente.’’. Ele reiterou que o trabalho como curador “serve como aprendizado, devido a enorme diversidade dos pontos de vista abordados’’.
Além de mostras competitivas, o festival realiza mostras paralelas. As obras para essa programação serão divulgadas na próxima semana no site guarnice.ufma.br. A coordenação do Guarnicê entrará em contato com os realizadores selecionados para solicitar as obras em formato final de exibição, além de outros materiais. O laurel de seleção também será encaminhado por e-mail.
LUÍS – Direção de TACIANO BRITO – 05 min. – 2022 – Livre
HISTÓRIA DA SANTÊ direção de TACIANO BRITO – 02 min. – 2021 – Livre
CONHEÇA SÃO LUÍS – Direção de JOHNNY KELVIN- 01 min. – 2022 – Livre
CASA DAS MINAS – Direção de JOHNNY KELVIN – 01 min. – 2022 – Livre
CONHEÇA O POLO SÃO LUÍS – Direção de JOHNNY KELVIN – 01 min. – 2022 – Livre