A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou as primeiras informações da 65ª edição do Prêmio Jabuti, que esse ano tem Hubert Alquéres como novo curador. As inscrições já podem ser realizadas pelo site do Jabuti até 15 de junho. Pelo sétimo ano consecutivo, os valores não foram reajustados.
Para este ano, o prêmio permanece com quatro eixos principais – Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Uma novidade é a categoria Escritor estreante, dentro do Eixo Inovação.
A nova categoria tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de autores em início de carreira e motivar mais pessoas a começarem a escrever seus próprios textos. Sobre a premiação mais importante do Jabuti, a obra reconhecida como Livro do Ano receberá este ano R$ 70 mil – e não mais R$ 100 mil. Em contrapartida, a CBL irá custear uma viagem ao vencedor para a Feira do livro de Frankfurt, a maior feira do setor, para uma série de reuniões com editores internacionais.
“Nosso objetivo é agregar ainda mais valor à premiação. Queremos valorizar o trabalho e a realização do autor dando a ele a oportunidade de mostrar seu trabalho para o mundo inteiro”, disse Hubert, em coletiva de imprensa.
“Levar o vencedor para Frankfurt é uma maneira de perpetuar sua obra e valorizá-la no exterior”, completou Sevani Matos, presidente da CBL.