Dois maranhenses integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), órgão responsável por assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável. Coordenado pelo presidente da República, o chamado Conselhão será um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade. A lista de conselheiros ainda está sendo fechada.
Quem são os maranhenses do Conselhão:
Ilson Mateus
Foi engraxate, torneiro mecânico e, na década de 1980, trabalhou no garimpo de Serra Pelada. Fundador do Grupo Mateus de supermercados, com atuação nas regiões Norte e Nordeste, presente nos setores de varejo, atacarejo, e-commerce, eletrodomésticos e indústria de panificação.
Judite Guajajara (Kari)
Indígena do Povo Tentehar (Guajajara), aldeia Lagoa Quieta – T.I Araribóia, Maranhão/Brasil. Advogada, formada na Universidade Federal do Maranhão; Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasilia. Assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA). Membro da rede de Advogados Indígenas da Amazônia Brasileira. Ex-Secretária Adjunta de Estado da Mulher no Governo do Maranhão; Ex-Assessora Parlamentar da então Deputada Federal Joênia Wapichana.