Com ensaio no seu barracão, no Bairro de Fátima, o bumba-meu-boi Unidos de Santa Fé comemora neste sábado, 5 de maio, 35 anos de existência. Fundado por José de Jesus Figueiredo (Zé Olhinho) e Raimundo Miguel Ferreira e João Madeira Ribeiro em 1988 com o nome de Boi de Pindaré II, somente quatro anos depois recebe o nome definitivo de Bumba-Meu-Boi Unidos de Santa Fé.
Nesse intervalo brincou de graça na programação da extinta Maratur, responsável pela organização oficial dos festejos de São João tendo como palco principal o Parque Folclórico da Vila Palmeira. Nem mesmo ingressar na Federação do grupos folclóricos foi permitido pelo grupo enquanto não trocou de nome.
Natural de São Vicente Ferrer, Zé Olhinho é um dos mestres do bumba-meu-boi do Maranhão. Mantém as características originárias da brincadeiras na forma “brincada de roda”. Seus cazmbas chamas atenção e se destacam nos terreiros por onde passam. O cordão é formado ainda por índios, índias, batuqueiros, caboclos de pena e caboclos de fita.
O ensaio de comemoração dos 35 anos de fundação do grupo será na sede do boi, localizada na Travessa Djard Ramos Martins, com início às 19h00 e se prolongará até o amanhecer, com entrada franca.