A senador maranhense Eliziane Gama (Cidadania) aponta falta de foco da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará a atuação das ONGs no país. A CPI promete ser mais uma arena do embate entre a oposição e governo no Congresso Nacional como tantas outras instaladas ou em vias de instalação.
“Portanto, ficam inviabilizadas suas atividades por carecer essencialmente daquilo que preconiza a Constituição Federal: uma comissão parlamentar de inquérito tem de apurar fato determinado”, afirma, delineando a falta de clareza da CPI.
O requerimento para a formação do colegiado foi lido há mais de um mês pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas somente na semana passada os partidos começaram a fazer a indicação dos parlamentares que a comporão. A oposição ao governo Lula enxerga na investigação sobre atuação das organizações não governamentais na Amazônia potencial para causar desgaste ao Palácio do Planalto.
Parlamentares da oposição acusam ONGs de promover a doutrinação esquerdista das nações indígenas , sem contar que seriam um biombo para o contrabando de elementos de biotecnologia. Ressuscitam um velho mantar dos tempos da ditadura em acusar as ONGS se se beneficiar das riquezas da região, repetida agora pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).