A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, disse nesta quarta-feira, 24, no Multicenter Sebrae, durante a abertura do Fórum Estadual das Políticas Públicas para as Mulheres, que no mês de julho, juntamente com o Ministério da Justiça, o Governo Federal lançará o “Pacto nacional de enfrentamento ao feminicídio”. O pacto trará ações concreta de prevenção e reparação efetivas no combate à violência contra a mulher.
“O grande desafio do Brasil, e não somente do Maranhão, é efetivamente criar uma nova cultura no país, onde as pessoas se respeitem e sejam valorizadas por serem mulheres, negras, índias. Precisamos reconstruir uma cultura para acabar com o feminícidio”, disse a ministra da mulher.
“Nós fizemos história elegendo a primeira mulher presidente. E ter uma voz feminina no comando é também sobre ter vez. Além disso, 12 mulheres foram eleitas e as vozes dessas deputadas estão ecoando muitas outras. A representatividade feminina é fundamental para o exercício da democracia e continuaremos, juntas, lutando pelas maranhenses”, salientou a presidente da Assembleia, deputado Iracema do Vale.
O fórum promovido pela Secretaria de Estado da Mulher tem continuidade nesta quinta-feira, 25, com participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajaras, e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressaltou que durante o evento serão apresentados painéis com palestrantes renomadas. “A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, intercâmbios e agendas coletivas, a fim de fortalecer a defesa e a valorização das mulheres em todo o país”, frisou.