A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) recusou o reforço na sua segurança pessoal, conforme tem aconselhado colegas de parlamento e assessores. A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, CPMI, dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, é aliada política do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Eliziane Gama solicitou o auxílio de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Polícia Federal nos trabalhos de relatoria. Ela prevê um agenda dinâmica nos próximos 180 dias, período de duração da CPMI, podendo ser estendido.
A primeira reunião da comissão está prevista para ser realizado na quinta-feira, dia 1º de junho. Além da relatora, o Maranhão conta com cinco integrantes titulares da comissão: a senadora Ana Paula Lobato (PSB) e os deputados federais Amanda Gentil (PP), Aluisio Mendes (Republicanos), Duarte Jr. (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PT).
A CPMI do 8 de Janeiro vai apurar responsabilidades pela invasão dos prédios dos três Poderes e a depredação do patrimônio público.