O Maranhão está no foco do Ministério do Desenvolvimento Social, comandado pelo ex-governador do Piauí, Wellington Dias. Com o maior numero de municípios na lista das unidades da federação com menor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, o estado deve ser contemplado com ações do ministério, segundo recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro está sob pressão do Centrão. Após a tentativa de tirar a ministra da Saúde, o grupo político que trroca apoio por cargos e verbas do governo está concentrando seus esforços em siubstituir Dias do ministério que conta com orçamento de R$ 273 milhões, recurso superior ao da Saúde e Educação.
Wellington Dias é o ministro do Bolsa Família, programa que tem a melhor avaliação do terceiro mandato do presidente Lula. No Maranhão o número de beneficiários, o segundo maior do país, supera o de pessoas com carteira assinada. Segundo Dias, com o programa repaginado as famílias já contam com renda média mensal na casa dos R$ 218. No país são mais de 20 milhões de cadastrados.
Os municípios com índices mais baixos estão no Nordeste e Norte do país. Da região Nordeste, o Maranhão se destaca com dois municípos entre os õito com piores IDH do país: Fernando Falão (0,443) e Marajá do Sena (0, 452). O estado do Pará, do ministro das Cidades, Jader Filho, tem três nessa relação.
- Melgaço (PA) – IDH: 0,418. …
- Fernando Falcão (MA) – IDH: 0,443. …
- Atalaia do Norte (AM) – IDH: 0,45. …
- Marajá do Sena (MA) – IDH: 0,452. …
- Uiramutã (RR) – IDH: 0,453. …
- Chaves (PA) – IDH: 0,453. …
- Jordão (AC) – IDH: 0,469. …
- Bagre (PA) – IDH: 0,471.