A maioria da bancada federal do Maranhão está na base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo posicionamento dos parlamentares diante de matérias enviadas pelo Executivo ao Congresso, 71% estão alinhados com esta base. Na oposição restam ainda 29% dos deputados eleitos em 2022 .
Os senadores eleitos em 2018. Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) e a senadora suplente Ana Paula Lobato (PSB) estão alinhados com o governo.
A faixa maior de governistas está na região Nordeste, que deu expressiva votação (69,34% dos votos válidos) ao petista na eleição presidencial de 2022. Percentualmente o número de governista da bancada do Maranhão perde apenas para o Piauí do ministro do Desenvolvimento Social, Welington Dias (PT), que possui a maior fatia de governista, com 85%; o estado da Bahia do ministro Rui Costa, com73% e Ceará do ministro da Educação, Camilo Santana, com 71%.
Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul são os estados com bancada de oposicionistas superior ao governistas. Meio a meio está divida a bancada do Rio Grande do Norte e Goiás, do governador Ronaldo Caiado (União).