Nos anos que antecederam a Beatlemania, Paul McCartney comprou seu baixo elétrico Höfner “favorito” por apenas £ 30 no Steinway Musikhaus de Hamburgo.
Agora, o fabricante alemão de instrumentos lançou uma pesquisa – chamada The Lost Bass Project – convidando qualquer pessoa a compartilhar informações sobre o paradeiro da guitarra, vista pela última vez antes da banda se separar, há mais de 50 anos.
“Por cerca de £ 30, encontrei este baixo de violino Höfner”, disse McCarney, 81. “E para mim, como era canhoto, parecia menos idiota porque era simétrico. Eu entrei nisso. E assim que comprei, me apaixonei por ele.”
Do Top Ten Club em Hamburgo em 1961 às primeiras gravações da banda em Abbey Road, o baixo, usado de 1961 a 1963, é ouvido em Love Me Do, She Loves You e Twist and Shout.
“Isso não é suficiente para recuperar esse baixo?” disse Nick Wass, que trabalhou por 12 anos como gerente de marketing e desenvolvedor de guitarra elétrica da Höfner.
A campanha compartilhou fotos do baixo original junto com informações que acompanham o instrumento desde sua compra até seu desaparecimento, e como filtrar rumores e falsificações.
“Eu sei, porque conversei com ele sobre isso, que Paul ficaria muito feliz – emocionado – se este baixo pudesse voltar para ele”, disse Wass, que está procurando pelo baixo ao lado de um produtor de TV que anteriormente liderou investigações na BBC. e Canal 4.
“Embora ninguém saiba realmente o que aconteceu com o baixo, é muito provável que ele tenha sido roubado. Até hoje permanece um mistério”, disse Wass. “Mas alguém, em algum lugar, sabe o que aconteceu com esse baixo e onde ele está agora. Esta informação estará disponível se a pessoa certa se apresentar.”
“Tenho um Höfner desde que comecei, mas o antigo ainda é o meu favorito”, disse McCartney em 1966.
Em 1963, a guitarra de John Lennon usada para escrever I Want to Hold Your Hand desapareceu durante o show de Natal da banda em Finsbury Park, segundo o projeto. Mais tarde, ele ressurgiu 51 anos depois, sendo vendido por colossais £ 1,9 milhões (US$ 2,4 milhões) em leilão.