Das 21 entrevistas exclusivas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entre 1º de janeiro, quando iniciou o seu terceiro mandato, a veículos da imprensa nacional e internacionais, seus foram concedidas a veículos da imprensa de quatro estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A nenhum dos veículos de comunicação do Maranhão o presidente deu exclusiva.
O levantamento foi realziado pelo portal Poder360 com base na agenda do Palácio do Planalto entre 1º de janeiro e 9 de setembro de 2023.
No período, o presidente atendeu solicitação de exclusivas a 19 veículos de comunicação e 24 jornalistas. Em mais de uma ocasião Lula concedeu entrevista à Rede Globo e à CNN brasileira e internacional.
A preferência do presidente petista é pela televisão. Depois da aTV, o impresso foi o veículo mais prestigiado pelo presidente do Brasil. Foram seis entrevistas concedidas para os seguintes veículos: A Tarde (da Bahia), em 14 de fevereiro; Meio Norte (Piauí), em 31 de agosto; O Povo (Ceará), em 1º de setembro; Tribuna do Norte (Rio Grande do Norte), em 1º de setembro.
No mês de abril ele concedeu entrevista coletiva para três emissoras de rádio do estado de Goiás. Em agosto, Lula falou em coletiva para seis emissoras dos estados do Norte: Clube do Pará (Pará), Rádio Difusora FM (Amazonas), Rádio Difusora AM (Acre), Rádio Diário FM (Amapá), Rondônia FM e Rádio 93 FM (Roraima).
Outras duas entrevistas exclusivas foram dadas para emissoras de rádio (ao “O É da Coisa” da BandNews FM e à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS). Lula também falou de forma exclusiva a 2 veículos de comunicação on-line.