O Maranhão e Piaui são os estados da federação com o menor número de usuários do PIX, sistema de transferência eletrônica financeira criado em 2020, segundo aponta estado realizado pelo Banco Central. Mesmo assim nos dois estados da região Nordeste do país o número de usuários está acima de 60%.
Para o BC onde não há agência bancária o método tem crescido exponencialmente. No Maranhão, o número de agências bancárias é um dos menores do país. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro o uso do pix é muito abaixo dos que possuem poucas agências.
Segundo relatório do Banco Central, no Nordeste apenas 40% das cidades contam com agências bancárias. A violência do novo cangaço tem contribuído para o fechamento de agências na região.
Pelo menos 71 milhões de brasileiros usam o Pix para realizar suas transações financeiras. O levantamento cobre o periodo de dezembro de 2020 a dezembro de 2022.
O baixo níumero de operação por meio da ferramenta do Banco Centra no Maranhão se deve a baixa conectidade no estado. Com o advento do PIx sem internet, esse número deverá se elevar.
No país 133 milhões usam o serviço qiue permite pagamentos no comércio informal e em transações médias. O número de chaves cadastrado já chega a 551 milhões.