A Câmara dos Deputados foi tomada nesta terça-feira (21) pela cantoria de um dos clássicos do brega brasileiro: “Garçom”, do cantor e compositor Reginaldo Rossi (1944-2013).
A cantoria foi realizada por deputados da Comissão de Cultura da Câmara, que estiveram pleiteando a possível criação do “Dia Nacional do Brega”.
Na pauta de discussão dos deputados, foi levantada a possibilidade de escolher o dia 14 de fevereiro como o Dia Nacional do Brega, já que também é o dia do nascimento do cantor Reginaldo Rossi.
Além dos membros do colegiado, a audiência contou com a participação de Roberto Rossi, filho de Reginaldo e também cantor. Os músicos presentes incluíam Conde do Brega, Michelle Mello, Brega Bregoso, Dany Myler, Rodrigo Mell e Nega do Babado.
A iniciativa de realizar uma audiência para debater a instituição de uma data em homenagem à música brega partiu da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Em sua justificativa, a parlamentar destacou que esse gênero “desempenha um papel fundamental na cultura popular brasileira” e merece ser celebrado devido à sua relevância social, cultural e histórica.
Durante a sessão, o cantor Conde do Brega liderou as apresentações, mencionando que tudo teve início com Reginaldo, e entoou uma música lançada em 1987. Os membros do Congresso presentes seguiram, então, a homenagem.