A professora Lourdinha (Maria de Lourdes Pereira e Pereira) irá assumir a vaga do senador licenciado e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a partir de janeiro de 2024.
Segunda suplente de Dino, Lourdinha poderá substituir Ana Paula Lobato, primeira suplente que está no mandato desde março de 2023, quando Dino se afastou oficialmente após tomar posse no mandato.
A senadora em exercício Ana Paula Lobato (PSB), ex-vice-prefeita da cidade de Pinheiro, terra natal do ex-presidente Sarney, ainda não oficializou seu retorno ao Maranhão, acompanhando o marido, o deputado estadual Othelino Neto, que comunicou estar deixando a Secretaria de Representação do Maranhão em Brasília.
A primeira suplente de Flávio Dino chegou a anunciar uma candidatura à prefeitura de Pinheiro nas eleições do ano que vem. Não falou mais sobre o assunto depois da possibilidade de ser efetivada no mandato com a ida de Dino para o STF. Abre a vaga se assumir o mandato em janeiro de 2025.
Lourdinha é vereadora em Coroatá, cidade onde nasceu, e filiada ao PCdoB, partido pelo qual disputou sua segunda eleição em 2012, sendo eleita por média. Nas duas eleições anteriores, 2004 e 2004 concorreu a uma vaga na Câmara de Coroatá pelo PDT. Foi vereadora por três mandatos subsequentes. Dona de terras e imóveis a comunista declarou à Justiça Eleitoral possuir patrimônio de R$ 980 mil em 2022.