De origem de uma vila de pescadores e comunidades quilombolas, Serrano do Maranhão é considerada a cidade brasileira com a maior proporção de pessoas pretas. Dos 10.202 moradores do município, 58,5% se autodeclaram pretos, destes 55,7% são autodeclarados quilombolas.
Serrano e mais oito municípios brasileiros têm majoritariamente pessoas pretas no conjunto da população, segundo dados do Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade, divulgado nesta sexta-feira, 22 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Brasil, os pretos correspondem a 10,2% da população, ou seja, 20,6 milhões de pessoas. Em sua maioria, esse grupo está concentrado na Região Nordeste (13%). Entre os estados, o maior percentual de pretos é registrado na Bahia (22,4%).
Os dados do Censo são baseados na autodeclaração da população entrevistada.
As nove cidades com predominância de pretos estão localizadas na Bahia e no Maranhão. No estado baiano são oito municípios: Antônio Cardoso, Cachoeira, Conceição da Feira, Ouriçangas, Pedrão, Santo Amaro, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos. Já em território maranhense, a população preta só predomina em um município: Serrano do Maranhão.