Inaugurado em dezembro de 2020, nos últimos dias da gestão de Edivaldo Holanda Junior (sem partido). o Mercado do São Franscisco acumula problemas de infraestrutura a ponto de encerrar suas atividades regulares. Muitos feirantes já abandonaram os boxes devido ao mau cheiro gerado pelo sistema de esgoto exposto.
O projeto do Mercado do São Francisco previa abrigar mais de 250 feirantes. Muitos dos feirantes que ocuparam os boxes se transferiram para outros locais temendo também as condições do telhado que apresenta problemas.
O deputado estadual Osmar Filho (PDT), com base eleitoral no bairro e em toda região da Ilhinha, apesar de saber do descaso da prefeitura de São Luís com o mercado não se pronunca sobre o problema. Nos finais de semana tem patrocinado blocos carnavalescos para a população com objetivo de emplacar a esposa na Câmara Municipal de São Luís.
Uma equipe técnica da Sempab, secretaria Municipal de Agricultura, pesca e Abastecimento, cujo titular é o turismólogo Liviomar Macatrão, visitou uma única vez o mercado e prometeu solução que nunca veio. Por determinação do prefeito Eduardo Braide (PSD), a Sempab retirou dos feirantes a administração do mercado, antes sob o comando da cooperativa de feirantes. Liviomar também é pré-candidato a vereador de São Luís nas eleições de outubro deste ano.
Com o periodo das chuvas a situação fica mais caótica ainda. Sem drenagem profunda, o esgotamento do material não acontece nas altas das marés, inaundando parte do mercado.