A Unidos do Viradouro, escola de Niterói, é a grande campeã do carnaval do Rio em 2024 com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, no concurso das escolas na Marquês de Sapucaí. A Estação Primeira de Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro que este ano prestou homenagem à cantora maranhense Alcione, com o enredo “A negra voz do Amanhã”, ficou em sétimo lugar A Mangueira desfilou na madrugada de terça-feira, 13 de fevereiro.
A escola de Niterói levou para o Sambódromo a força da mulher negra numa viagem que atravessou séculos para contar a tradição das “sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada”.
Com 100% de aproveitamento, a escola terminou a apuração com 270 pontos. Embora haja recurso contra a escola — que teria usado número maior de integrantes que o permitido na comissão de frente — a distância de 0,7 ponto para a segunda colocada garante o título à escola niteroiense já que a punição seria de no máximo 0,5 ponto.
A escola de São Gonçalo caiu para a Série Ouro do ano que vem após receber ao todo 264,9 dos jurados. O último e enorme carro da escola, “O Lunário Perpétuo de um brincante” quebrou na armação e causou um buraco na escola de quase meia avenida, problema difícil de contornar num desfile.
No desfile das campeãs, no próximo sábado, além da campeã Viradouro, estrarão na Avenida: Imperatriz Leopoldinense (2º lugar), Grande Rio (3º lugar), Salgueiro ((4º lugar), Portela (5º lugar) e Vila Isabel ((6º lugar).