O deputado federal Rubens Pereira Júnior, único parlamentyar do PT na bancada federal do Maranhão, fez duras críticas à gestão do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) no lançamento da pré-candidatura de Lycia Waquim (PSDB) à Prefeitura de Caxias nas eleiões de outubro deste ano.
Segundo Rubens Jr., a eleiçao da advogada Licya vai “por fim ao descaso e abandono em que se encontra a cidade de Caxias.” No ato do lançamento da pré-candidatura Rubens juntou noms como o ex-deputado estadual Adelmo Soares (PcdoB), Catulé Jr, ex-secretário de Turismo no governo Flávio Dino; o suplente de deputado federal Paulo Marinho Jr. entre outras lideranças caxienses.
“Lycia surge como uma alternativa e coloca toda sua competência a disposição dos Caxienses para ajudar a resgatar o orgulho e o potencial da cidade.”, afirmou Rubens Pereira Jr.
Um dos principais defensores da eleição de Carlos Brandão em 2022, Fábio Gentil se aliou ao prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, principal adversário dos Pereira no município.
Lycia Waquim tem o apoio do Palácio dos Leões, onde a mãe Luzia Waquim ocupa a chefia de Gabinete do Governo Brandão. Lycia atualmente ocupa o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Articulação Política, Secap. O pai do parlamentar petista, o ex-deputado estadual Rubens Pereira, ocupa a Secap no governo Brandão.