O Ginásio Georgiana Plueger, Castelinho, transformou-se no sábado (17), em um grande templo sagrado onde reuniu ao seu redor da mesa da Eucaristia 6 mil fiéis, das 57 paróquias e 2 Quase Paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024. A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres da Arquidiocese e auxiliada pelos diáconos permanentes.
Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade foi “Fraternidade e Amizade Social” e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Amizade Social é o tema abordado pelo Papa Francisco na encíclica de sua autoria, Fratelli Tutti, que traduzido para o português significa “Todos irmãos” e propõe aos fiéis se revestirem em laços de amizade e fraternidade, exprimentados por todos os homens e mulheres, mesmo com os que pensam diferente ou quiçá, professem até outra fé.
Em sua homilia, dom Gilberto concluiu falando sobre a Fratelli Tutti do Papa Francisco e reforçou, fazendo suas as palavras do Papa:
“Desejo, ardentemente, que nesses tempos, possamos fazer renascer uma sede de fraternidade…cada um com sua própria voz, mas todos ‘irmãos'”, enfatizou, dom Gilberto Pastana.