Entre os 91 deputados que até agora assinaram o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por críticas a Israel apenas um suplente no exercício do mandato da bancada federal do Maranhão é signatário: Silvio Antonio (PL).
De acordo com a relação divulgada, ao menos 20 deputados da base de apoio ao governo assinaram o documento. Da bancada do PL formada por 76 deputado, 66 aderiram ao pedido. Silvio Antonio assumiu o mandato junto com os suplentes Paulo Marinho Jr, Luciano Galego e Henrique Júnior, todos do PL.
Em discurso à imprensa durante viagem à Etiópia, no contnente africano, o presidente comparou a ação de Israel na faixa de Gaza ao holocausto que massacrou os judeus no mundo.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou durante entrevista coletiva.
Os deputados consideram a declaração como crime de responsabilidade e “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. Na base governista, dois são do PSD, três do Republicanos, cinco do PP e 10 do União Brasil.
Silvio Antonio foi candidato a prefeito de São Luís não eleições de 2020. No exercício do mandato, em 2024 Silvio Antonio subu a tribuna do plenário da Câmara Federal uma única vez para fazer um discurso em favor do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados proibindo e a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, estipulando pena de detenção e multas. A proposta será enviada ao Senado.
“Meu repúdio às declarações de Lula sobre Israel! País abençoado por Deus e que sempre apoiou o Brasil. Na tragédia de Brumadinho em 2019, por exemplo, não mediu esforços para enviar seus soldados para ajudar na busca por vítimas”, escreveu o suplente no X (antigo twitter).