Aqui está uma transcrição de outra parte do discurso de Vladimir Putin à nação, no qual ele comparou o ataque terrorista na Prefeitura de Crocus aos massacres perpetrados pelos nazistas, uma alusão não apenas à Segunda Guerra Mundial, mas também um termo que a Rússia O presidente tem usado frequentemente para descrever o governo da Ucrânia e as forças ucranianas durante o curso da guerra lá.
Putin disse:
Repito, as agências de investigação e de aplicação da lei farão tudo para estabelecer todos os detalhes do crime. Mas já é óbvio que estamos confrontados não apenas com um ataque terrorista cuidadosamente planeado e cinicamente, mas também com um assassinato em massa preparado e organizado de pessoas pacíficas e indefesas.
Os criminosos, calma e propositadamente, começaram a matar, a disparar à queima-roupa, os nossos cidadãos, os nossos filhos. Tal como os nazis uma vez realizaram massacres nos territórios ocupados, eles decidiram encenar uma execução espectáculo, um acto sangrento de intimidação.
Todos os autores, organizadores e clientes deste crime sofrerão uma punição justa e inevitável. Quem quer que sejam, quem os guia. Repito, identificaremos e puniremos todos os que estão por trás dos terroristas, que prepararam esta atrocidade, este ataque à Rússia, ao nosso povo.
Sabemos qual é a ameaça do terrorismo. Contamos aqui com a interação com todos os Estados que compartilham sinceramente a nossa dor e estão prontos, na prática, para realmente unir forças na luta contra um inimigo comum – o terrorismo internacional com todas as suas manifestações.
Terroristas, assassinos, não-humanos que não têm e não podem ter uma nacionalidade enfrentam um destino nada invejável – retribuição e esquecimento. Eles não têm futuro. Nosso dever comum agora: nossos camaradas na frente, todos cidadãos do país, é estar juntos numa única formação. Acredito que assim será.