O ministro das Comunicações, o deputado federal licenciado Juscelino Filho (União – MA), manifestou apoio à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de incluir o empresário Elon Musl, dono do X *(ex-Twitter) no intérito sobre milícias digitais.
Para Juscelino Filho a reação de desobidiências de Musk às decisões judiciais e ameaçadoras a Moraes se constitui em ameaça à soberania do Brasil e não dev e ser permitida em nenhuma hipótese.
O ministro dez uso de um bordão para se posicionais no caso: As redes sociais não são uma terra sem lei”, escrever no X. Para Juscelino Filho é necessário avançar a discussão sobre a regulamentação das mídias sociais no Congresso Nacional para que assim seja garantida mais segurança ao ambiente digital, como forma de evitar o discurso de ódio e a disseminação de notícias falsas.
Musk pediu a renúncia do ministro e disse que Moraes é traidor do povo e da Constituição Brasileira. Ameaçou divulgar as decisões do Supremo e afirmou que Moraes viola leis brasileiras.
A decisão de Moraes é de incluir o empresário como investigado no inquérito que apura existência de miliciais digitais antidemocráticas e seu financiamente, também abre investigação por obstrução à Justiça.
A decisão multa a empresa em R$ 100 por perfil no caso de haver desobediência às decisões judiciais, inclusive reativação de contas bloqueadas pelo STF.