Com Xand Avião no palco para abrilhantar a festa, o governador do Maranhão lançou neste sábado, 11 de maio, no Convento das Mercês, o que chamou de novidade do “são joão do governo do estado” em 2004: o espaço Bumba Meu São João, montado após o periodo junino, entre os dias 13 e 21 de julho na “área externa” do estádio Castelão.
Segundo ressaltou Brandão, o investimento do Bumba Meu São João será da iniciativa privada, provavelmente por meio da renúncia fiscal da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em compensação, o governador disse que garantiu acesso gratuito a 90% do espaço. O restante será de camarotes à venda para interessados e convidados com as pulserias distribuídas pelo governo. Para os súditos, resta a esperança de ganhar um convite vip de um (a) influente.
De São João o evento parece ter apenas a alusão à maior expressão folclórica maranhense. Embora a apresentadora Ana Furtado tenha sublinhado as 18 ‘atrações nacionais’, o governador mencionou o protagonismo dos grupos folclóricos nativos, sem citar um nome sequer, para não melindrar atrações estelares difusas, cativos na cerimônias oficiais.
Embora a programação seja da iniciativa privada, dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Imesc, tentam convencer de que investir em atrações de fora é um bom negócio na geração de renda e “emprego”, e elevação da captação fiscal.
O promoter da festa não deu as caras para a foto do Rodrigo Ribeiro, orientado pelo secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, inacreditavelmente sorridente, acompanhando assim a satisfação dos demais no palco. São sinais de que o São João de 2004 no Maranhão terá o formato de um programa de humor, desses que assombram as madrugadas televisivas.
Confira quem estará no Bumba São João:
Dia 13: Xand Avião, Leonardo e Guilherme Dantas
Dia 14: Mari Fernandez, Calcinha Preta e MC Daniel
Dia 15: Zé Vaqueiro, Matheus & Kauan e Matheus Fernandes
Dia 16: Nattan, Dennis DJ, Jonas Esticado e Manim Vaqueiro
Dia 19: Luan Santana, Gustavo Mioto, Felipe Amorim e Toca do Vale Dia 21: Henrique & Juliano, Ávine e Zé Cantor