Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número de unidades habitacionais do Programa Minha Casa MInha Vida no Maranhão alcança apenas 10 por cento do déficit habitacional do estado. O Maranhão está na sexta colocação na escala dos dez estados brasileiros com maior déficit habitacional. O déficit habitacional no estado é de 319.543 moradias.
Segundo dados da Fundação João Pinheiro, em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, o déficit no país é de 6, 2 milhões de habitações. Dos dez estados com maior déficit de moradias, três pertencem à região Nordeste.
Na quinta visita ao estado do Ceará na semana passada Lula entregou 419 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida. Desde que foi criado em 2009, o programa já contratou a construção de 7,8 milhões de casas.
O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou na semana passada que o Governo Federal tem a meta de construir 2 milhões de casas do MCMV no Brasil nos quatro anos da atual gestão. Jader Filho garante que em apenas um ano e cinco meses, o governo já entregou metade da meta.