Jogador de futebol de cegos, atleta maranhense Jardiel Soares e outros representantes de modalidades paralímpicas coletivas – rugPor em cadeira de rodas, goalball, basquete em cadeiras de rodas e vôlei sentado – foram recebidos nesta terça-feira. 9 de julho, pelo ministro do Esporte, André Fufuca. Durante o encontro, eles apresentaram reivindicações e preocupações referentes ao direcionamento do esporte paralímpico no Brasil. O secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, também participou do encontro.
Além de Jardiel, entre os esportistas estava o presidente do Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Leomon Moreno, atleta do goallball, como o maranhense beneficiário do programa Bolsa Atleta entre outros convocados para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecem de 29 de agosto a 5 de setembro.
Na primeira fase, a Seleção Brasileira de goalball vai enfrentar as equipes do Irã, Estados Unidos e França. Já na segunda fase, a disputa acontecerá com as seleções da China, Ucrânia, Egito e Japão. Os atletas embarcam para Paris no dia 13 de agosto, onde passam por um período de aclimatação na cidade francesa de Troyes, a 160km de Paris.
Também fez parte da comitiva a atleta do rugPor em cadeira de rodas, Valéria Schmidt, que influencia mulheres a praticar a modalidade. A brasiliense veio buscar apoio do Ministério para participar do Mundial da modalidade, a ser realizado em Paris.
“Conte com o meu empenho, me comprometo com o grupo a buscar alternativas no novo orçamento do Ministério do Esporte para o desenvolvimento e crescimento das modalidades coletivas, e para que as equipes sejam bem-sucedidas nas competições”, afirmou o ministro do Esporte, ao receber elogios dos atletas por fazer muito pelo esporte em tão pouco tempo.
“Estamos classificados desde 2022, quando fomos campeões mundiais, e dessa forma trabalhamos para chegar ao nosso objetivo, que é mais uma medalha de ouro paralímpica em Paris. Nossa expectativa é a renovação de votos, entregar o nosso melhor, saber que a nossa preparação foi feita, pois uma conquista não é feita de uma hora para outra. Temos uma grande expectativa que é chegar ao 1º lugar do pódio”, ressaltou Leomon.