A agricultura familiar de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, recebeu um grande impulso com a doação de 300 kg de mudas do açaí Pai D’Égua, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do município e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). A iniciativa faz parte do projeto Floresta Viva e tem como objetivo fortalecer a produção agrícola no município.
Os pacotes entregues totalizam 255 mil sementes, que, em cerca de três anos, já estarão aptas para a primeira colheita. A estimativa é que, ao longo de dez anos, possam gerar até 12 mil toneladas de açaí. As mudas distribuídas são certificadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), possuem alto poder de germinação e garantem uma produtividade elevada, agregando valor à produção agrícola local.
As tratativas para a parceria vinham sendo articuladas há semanas, com reuniões entre a gestão municipal e a SEMA. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, a ação reflete um esforço do governo para incentivar a produção de forma sustentável e gerar renda para as famílias do estado.
Inicialmente, a ação alcançou 19 famílias do Polo Vassoural, uma das principais comunidades agrícolas de Paço do Lumiar e que destaca-se por grandes grupos de lideranças femininas.
Paço do Lumiar já contempla uma vasta produção que inclui cacau, café, milho, legumes e hortaliças, plantas ornamentais, mel e muitos outros itens, caminhando, agora, para o cultivo de açaí em larga escala.
Ildenê Pereira, moradora do Vassoural há 70 anos, conhecida popularmente como Dona Bibi, fez questão de enfatizar sua luta e sua história como agricultora: “Eu comecei a trabalhar com café por acaso, com uma semente que meu marido achou na casa do vizinho. Eu plantei e foi aumentando. Hoje eu tenho essa plantação que serve pra venda e para consumo próprio. Já tem gente que procura e não tem mais, acabou. Vendi todo meu estoque. Estou recebendo essa muda de açaí, vou plantar com o mesmo amor e cuidar com ainda mais carinho.”
Cabe destacar que além da doação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente oferece todo suporte aos produtores, garantindo conhecimento técnico especializado para o correto manuseio das mudas.