O Maranhão é o estado brasileiro com o quinto menor percentual de ruas pavimentadas em áreas com características urbanas entre as 27 unidades da federação, segundo Censo Demográfico do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2022. Segundo o Censo, o Brasil conta com 19, 5 milhões de pessoas morando em vias sem pavimentação. No país, existem mais pessoas morando em ruas sem pavimentação que em vias pacimentadas.
O percentual de ruas pavimentadas no Maranhão é de 77,5%, enquanto que a taxa no país é de 88,5%. O estado com vias em melhores condições de pavimentaçao é São Paulo (96%), enuanto que no estado do Pará, unidade em pior situação, apenas 69,3% das ruas são pavimentadas. Mas o município de Capão do Leão, no estado do Rio Grande do Sul, onde a popiulação tem o menor número de ruas com pavimentação, apenas 11,3% das áreas com características uabanas, segundo levantamento de 2022.
Os dados integrama Pesquisa Urbanísticas do Entorno dos Domicílios. Devido a questões demétido, o IBGE não compara os dados coletados com o censo de 2010. Essa comparação permitiria verificar a evolução das condições de mobilidade das ruas no país. Foram considerados diferentes tipos de coberturas, como asfalto, paralelepípedos e bloquetes de concreto. O instituto investigou dez quesitos de pavimentação, inclusive calçadas ou passeio público.
Em seis unidades da federação, mas de 90% dis moradores residiam em vias pavimentadas no ano da realização do último Censo pelo IBGE: São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Goiás e Espírito Santo. O Maranhão está entre os sete estados que contam com menos de 80% das ruas de áreas urbanas pavimentadas, ao lado do Amapá, Pará, Rondômia, Pernambuco, Paraíba e Mato Grosso do Sul,.
O IBGE indicou no Censo 2022 que somente 26,5 milhões dos habitantes viviam em ruas com acessibilidade para cadeirantes. foi também analisada a presença de árvores em ruas. A pesquisa revelou que 114,9 milhões (66%0 viviam em ruas com ao menos uma árvore, enquanto que 59,7 milhões de moradores estava, em vias sem arborização.