Filiados ao Partido dos Trabalhadores vão às urnas neste domingo, 6 de julho, em todo país para eleger os integrantes dos diretórios e das executivas municipais, estaduais e nacional. No Maranhão, cerca e 85 mil filiados ao PT participam do Processo de Eleição Direta, PED, que também elegerá os presidentes municipais, estadual e nacional da legenda.
O quórum eleitoral no PT do Maranhão geralmente é baixo. No ultimo processo, ocorrido em 2019, quando o número de filiados regulares na Justiça Eleitoral era de 57 mil, votaram apenas 17 mil petistas. A previsão dos dirigentes atuais é que este ano participem do PED no Maranhão cerca de 25 mil petistas.
No último processo foi eleito presidente estadual Francimar Melo, que nas eleições gerais de 2022 concorreu ao governo do estado Melo sucedeu Augusto Lobato, organizou as finanças do partido que com o CNPJ suspenso não tinha condições de receber o Fundo Partidário.
No PED de 2025, dez chapas estaduais e cinco candidatos à presidência estadual. Francimar Melo concorre à reeleição com apoio do ex-presidente estadual a legenda e secretário de estado da representação o Maranhão em Brasília, Washington Oliveira.
O nome o vice-governador Felipe Camarão vem sendo trabalhado para concorrer à eleição o Executivo Estadual em 2026, mas dentro da própria legenda não tem unanimidade. Ligado à corrente petista Construindo um Novo Brasil, hegemônica comandada pelo presidente Lula, Oliveira defende um projeto eleitoral ligado ao governador Carlos Brandão (PSB), descartando assim uma candidatura própria ao governo do estado.
O prazo final para os filiados estarem aptos a votar se encerrou em 18 de fevereiro deste ano. Uma decisão liminar da Justiça do Maranhão suspendeu a participação de quase cinco mil filiados no estado. Lideranças partidárias percorreram o estado na busca ativa por filiados ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na eleição o PED, o presidente dos diretórios municipais, estadual e nacional é eleito separadamente, enquanto que membros dos diretórios são eleitos em chapas exclusivas. Onde há disputas, as chapas que obtiverem maior votação indicam os membros dos diretórios municipais e estaduais, proporcionalmente ao número de votos obtidos. Caa eleitor vota seis vezes: respectivamente para a presidência nacional, estadual e municipal e para as chapas dos diretórios nacional, estadual e municipal.
A comissão eleitoral é formada proporcionalmente com as forças que compõem a executiva estadual. Uma corrente solicitou ao diretório nacional o apoio na fiscalização, mas até a sexta-feira, 4 de julho, dois dias antes do pleito não havia obtido resposta.
Em 201 dos 217 municípios petistas devem ir às urnas. Pelo menos um local de votação foi cadastrado em cada um dos municípios onde tem filiados ao PT . As informorações podem ser acessada no site do PED nacional (AQUI) https://ped2025.pt.org.br