Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão entraram com uma ação popular pedindo que o governador Carlos Brandão (PSB) seja condenado a ressarcir o erário estadual em R$ 1 milhão por ter justificado viagem a Paris “se utilizando de agendas que não exigiam a sua presença”.
A ação, protocolada pelos deputados Carlos Lula, Rodrigo Lago e Othelino Neto, também traz como réus outros três servidores públicos, além de uma agência de turismo e do Estado do Maranhão.
Os parlamentares afirmam que o governador confirmou presença em uma agenda, da Organização Mundial de Sanidade Animal, destinada a autoridades da Agência Estadual de Defesa Agropecuária. O evento ocorreu de 25 a 29 de maio, em Paris.

Outro lado
Procurado, o governo do Maranhão informou que a missão de Brandão em Paris incluiu o recebimento do Certificado de Brasil e Maranhão Livre de Aftosa, solenidade que contou com a participação de Lula.
Segundo a assessoria, a missão teve início no dia 3 de junho, com visita oficial à sede da Unesco, na qual o Maranhão recebeu títulos de “etapa preparatória da cerimônia de entrega dos títulos de patrimônio atribuídos ao Maranhão — o Complexo Cultural Bumba Meu Boi, como patrimônio cultural, e os Lençóis Maranhenses, como patrimônio natural da humanidade, certificações entregues nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, em visita in loco da direção da Unesco e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.”
Leia íntegra da nota do governo do Maranhão
O Governo do Estado informa que a Missão Internacional do governador Carlos Brandão em Paris incluiu o recebimento do Certificado de Brasil e Maranhão Livre de Aftosa, solenidade da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, evidenciando a relevância desse reconhecimento para o fortalecimento das relações comerciais e econômicas do país e do estado. O convite foi enviado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, conforme documento anexo, endereçado diretamente ao governador Carlos Brandão, em contraposição à narrativa distorcida levantada por parlamentares de oposição.
A missão teve início no dia 3 de junho, com visita oficial à sede da UNESCO, etapa preparatória da cerimônia de entrega dos títulos de patrimônio atribuídos ao Maranhão — o Complexo Cultural Bumba Meu Boi, como patrimônio cultural, e os Lençóis Maranhenses, como patrimônio natural da humanidade, certificações entregues nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, em visita in loco da Direção da UNESCO e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Toda a programação foi amplamente divulgada nas redes sociais oficiais, com total transparência, responsabilidade e compromisso com a verdade.
O Governo do Estado repudia as tentativas de distorção dos fatos por parte de parlamentares, alguns dos quais já foram obrigados a pedir desculpas publicamente por disseminar informações falsas em canais digitais, e reafirma seu compromisso com uma gestão pautada em resultados, seriedade e correta aplicação dos recursos públicos.