Ethel Caterham, a última sobrevivente da família eduardiana e a pessoa viva mais velha do mundo, comemorou seu 116º aniversário na quinta-feira.
Ela nasceu em 21 de agosto de 1909 em Shipton Bellinger, Hampshire, quando Herbert Asquith era primeiro-ministro, Beatrix Potter tinha acabado de publicar The Tale of the Flopsy Bunnies e uma das canções mais vendidas era Shine on Harvest Moon.
Caterham é a última súdita sobrevivente de Eduardo VII, que morreu em 6 de maio de 1910. Ela nasceu cinco anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, a segunda mais nova de oito irmãos.
A era eduardiana foi descrita pelo escritor americano Samuel Hynes como uma “época de lazer, quando as mulheres usavam chapéus e não votavam, quando os ricos não tinham vergonha de viver ostensivamente e o sol nunca se punha na bandeira britânica”.
Caterham se tornou a pessoa viva mais velha em abril, após a morte da Irmã Inah Canabarro Lucas, uma freira brasileira, aos 116 anos.
Em 2020, ela disse à BBC que encarava “tudo com naturalidade, os altos e baixos”. Ela disse: “Eu ouço e faço o que gosto”.
Ela comemorará seu aniversário na casa de repouso em Lightwater, Surrey , onde mora e passará o dia “em seu próprio ritmo”, cercada por sua família.
Ela ficou viúva por quase meio século após a morte do marido, Norman, em 1976. De acordo com o Gerontology Research Group, ela conheceu Norman, um major do exército britânico, em um jantar em 1931. Eles estavam estacionados em Hong Kong e Gibraltar e tiveram dois filhos.
Um porta-voz de sua casa de repouso disse: “Ethel e sua família estão muito gratos por todas as mensagens gentis e pelo interesse demonstrado a ela enquanto ela comemora seu 116º aniversário este ano.
Ethel, mais uma vez, optou por não dar entrevistas, preferindo passar o dia tranquilamente com a família para poder aproveitá-lo em seu próprio ritmo. O rei pode ser sua única concessão, compreensivelmente. Obrigada novamente pelos seus gentis votos neste dia especial.
No ano passado, o rei Charles enviou um cartão a Caterham para comemorar seu 115º aniversário.
O título de pessoa mais velha de todos os tempos pertence a Jeanne Calment, uma francesa que viveu até 122 anos e 164 dias, de acordo com o Guinness World Records.
O que estava acontecendo em agosto de 1909?
-
Herbert Henry Asquith foi o primeiro-ministro liberal do Reino Unido e Eduardo VII foi rei.
-
As primeiras pensões estatais começaram a ser pagas após a introdução da Lei de Pensões da Velhice.
-
A série Nenúfares de Claude Monet tinha acabado de ser exibida pela primeira vez em uma exposição em Paris.
-
A General Electric patenteou a torradeira elétrica inventada por Frank Shailor.
-
A Bulgária estava prestes a declarar independência do Império Otomano.
-
O Manchester United conquistou a primeira vitória na FA Cup ao derrotar o Bristol City.
-
Arthur Gore era o atual campeão masculino de Wimbledon aos 41 anos – ele continua sendo o vencedor mais velho do torneio de simples masculino.
-
O futuro ídolo das matinês Errol Flynn tinha dois meses de idade.
-
O primeiro show internacional de aviação ocorreu em Reims, França.
-
A Selfridges tinha acabado de abrir na Oxford Street, em Londres.