Codó a 17 km da BR 316 com mais de 120 mil habitantes é “pobre” de opção para fazerem suas viagens.
A mesma tem vários transportes irregulares onde não pagam impostos para suprir opção dos passageiros que ali procura transportes para viajar.
Quem precisa chegar cedo em Teresina tem a opção de lotação particular onde não chega ser uma viagem segura, já que o passageiro não é assegurado por nada.
Viagens para a capital do estado temos 1 ônibus por dia fazendo com que alguns passageiros desloque – se até o KM 17 para pegar algum ônibus.
Vejam os horários de ônibus que saem do terminal Rodoviário de Codó.
06:00 hs São Luís
09:00 hs São Luís – Fretur
09:00 hs Pedreiras – Viação Rios
12:00 hs Coelho Neto – Fretur
12:50 hs Governador Archer – Bonave Tur
13:00 hs Teresina – Expresso Guanabara
Quem precisa viajar para outras cidades estaduais ou interestaduais precisa ir até o KM 17 passando por um perigo de ser assaltado ou acidentado e quando não tem transporte se paga um absurdo para carros de lotação .
Quem chega no km 17 já chega preocupado principalmente a noite com o valor cobrado pelas lotações que ali ficam. Quando o carro não lota chega se a cobrarem até 100.00 para deixarem em Codó. Ou pagam ou espera o dia amanhecer.
Seria bom o governo municipal junto com o estadual entrarem em contato com empresas para as mesmas da opção de viagem aos codoenses.
Além de melhorar a vida dos passageiros irá melhor a econômia no terminal rodoviário onde os taxistas, moto taxistas, lanchonetes e restaurantes iriam aquecer seus negócios.
Também todos os ônibus que saem e chegam se São Paulo, Brasília e outros estados poderiam ser obrigatórios a embarque e desembarque somente no terminal para aquecer o terminal financeiramente.