Por Marta Barros
O Carnaval 2019 na Passarela Chico Coimbra, montada no Anel Viário em São Luís (MA) inova no quesito acessibilidade e garante lugares especiais e cuidadores para o público idoso que vai prestigiar os desfiles de escolas de samba e blocos.
Fruto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a iniciativa visa garantir a acessibilidade do público da chamada terceira idade, que contará com 500 lugares na área preferencial, além dos serviços de quatro cuidadoras nos cinco dias de folia. Intérpretes (04) de libras também serão disponibilizados para o evento.
Cadeirantes
Para os cadeirantes, a parceria, através do projeto Travessia, realizado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, promete disponibilizar transporte especial gratuito para garantir a locomoção de 15 cadeirantes a cada dia do evento. Os veículos (vans) que atendem o projeto têm capacidade para transportar quatro cadeirantes com suas respectivas cadeiras de rodas, além de quatro acompanhantes e dois deficientes visuais.
Desfiles
A abertura oficial da programação da Passarela do Samba acontece no dia 1° de março, a partir das 18h, com o desfile de Tribos de Índio e Blocos Organizados do grupo B. No sábado, 02, a festa continua com as Tribos de Índio e Blocos Tradicionais do grupo A. No domingo, 3, desfilam as Tribos de Indio, Blocos Organizados, Alegorias e Turmas de Samba. As Escolas de Samba fecham a programação da noite.
Na segunda-feira, 4, a programação se repete com desfiles de Blocos Organizados, Turmas de Samba e Escolas de Samba. No último dia de programação a folia fica por conta da apresentação dos Blocos Afros e do Baile do Blocão do Bicho. Todos os dias a Tenda do Tambor, montada no espaço, terá apresentação de Tambor de Crioula. A apuração do desfile acontece na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h.